Cristais – Como e Onde se Formam

Olá Seres Lindos e Maravilhosos!

No artigo anterior escrevi sobre o que eram minerais, mas há muito mais para falar sobre minerais, especialmente quando existem vários tipos de minerais, por isso mesmo vou falar sobre cristais, como e onde se formam.

Primeiramente temos de perceber que todos os cristais são minerais, mas nem todos os minerais são cristais, isto tudo depende da maneira de como e onde se formam.

Os cristais existem desde a formação da terra e se pensarmos mais profundamente sobre o assunto, podemos mesmo afirmar que os cristais são o ADN da terra.

A partir dos cristais é possível descobrir mais sobre a origem da Terra e para constatar isso existem provas, como exemplo temos um grão de rocha azul que é um cristal de zircão. Este é o fragmento mais antigo encontrado na Terra que tem quase 4,4 bilhões de anos, isto porque o zircão é um mineral derivado do zircónio, este mineral é extremamente resistente e é quase indestrutível, os cientistas conseguem verificar interações entre a água e a rocha ao analisar minerais como este.

Para conseguir explicar melhor sobre a formação dos cristais, tenho de explicar um pouco sobre a formação do nosso Planeta Terra.

À cerca de 4,5 bilhões de anos a terra formou-se. Era extremamente quente como se fosse uma enorme bola de fogo. Passados milhões de anos a Terra entrou num processo de arrefecimento gradual e com isto ao longo do tempo foi libertando gases e vapores que por consequência fez com que originasse uma fina camada de rocha em toda a terra.

quartzo

Exemplos de como se formam alguns Cristais:

A Aventurina e o Peridoto formam-se a altas temperaturas a partir de magma derretido;

O Topázio e a Turmalina formam-se quando os gases penetram entre as rochas;

A Granada forma-se no interior da terra, quando os minerais derretem e recristalizam sob intensa pressão e altas temperaturas;

A Calcita e outros minerais sedimentares formam-se a partir de um processo de erosão.

O facto de ter acontecido uma libertação repetida desses gases e vapores fez com que aparecesse água em estado líquido. Com isto é possível perceber que o Planeta Terra tem várias camadas e diferentes tipos de matérias químicas, ou seja, a Terra está divida em 4 partes; camada sólida, atmosfera, biosfera e hidrosfera.

Vamos dar foco à camada sólida do planeta que é dividida em três camadas: crosta terrestre, manto e núcleo.

Os cristais são encontrados na crosta terrestre, que é a camada sólida mais externa do Planeta terra e tem uma espessura idêntica à pele de uma maçã. Por baixo desta camada está o manto, que é composto pelo magma que se apresenta no estado sólido ou como uma pasta viscosa muito quente e rica em minerais. Este manto mantém-se sempre a ferver e a borbulhar, dando assim origem a novos cristais.

Os cristais são moldados através de fenómenos naturais como pressão, variações de temperatura, gotejamento de soluções aquosas e interferência de gases, ou seja, cada cristal varia a sua estrutura atómica consoante o seu processo de formação. Alguns cristais tais como o quartzo, resultam da junção de gases ígneos muito quentes e minerais derretidos do interior da terra. Estes cristais aparecem à superfície da terra impulsionados pela força do movimento das placas tectónicas.

O processo de formação de cristais pode ocorrer de várias formas.

Se o processo de formação for relativamente lento ou se o desenvolvimento do cristal acontecer numa bolha de gás, ele pode atingir um tamanho grande, se o processo for rápido, o cristal será pequeno. Contudo pode acontecer interrupções no seu processo, nesse caso poderão surgir cristais de auto-cura ou fantasmas e por último se ele for excecionalmente rápido surgem substâncias vítreas, tal como a Obsidiana.

Quando os cristais se formam no interior da terra e a sua formação vem a partir de minerais derretidos e recristalizados sob intensa pressão e altas temperaturas, passam por uma transformação química que reorganiza a sua estrutura atómica original e por isso são conhecidos como metamórficos.

Shopping Cart
Scroll to Top
×