O Que São Minerais?

Olá, seres lindos e brilhantes!

Para conseguir explicar o que são minerais de uma forma breve e simplificada, tenho de começar por explicar o que são átomos.

Átomos têm energia, já que um átomo é composto por carga elétrica positiva e negativa. Constituído por um núcleo central de carga elétrica positiva e composto por protões e neutrões. O Núcleo está envolvido por uma nuvem de eletrões de carga negativa e estes estão ligados ao núcleo por força eletromagnética. Um grupo de átomos pode formar uma molécula se esses átomos estiverem ligados entre si, através de ligações químicas baseadas na mesma força.

Simplificando, os minerais são composto de átomos, ou seja, de energia. Um mineral é uma substância química sólida com propriedades físicas e químicas próprias, formando um corpo natural sólido e cristalino. As diferenças estruturais de como os átomos ou moléculas se organizam formam diferentes tipos de minerais.

Cada mineral é classificado e denominado com base na sua composição química e estrutura cristalina, desta forma, materiais com a mesma composição química, mas com uma estrutura cristalina diferente podem criar minerais totalmente distintos (minerais polimorfos) tendo como exemplo: a calcite e aragonite; o grafite e diamante.

Por outro lado, há minerais que apesar de terem diferentes composições químicas, têm a mesma estrutura cristalina (minerais isomorfos) como por exemplo: as plagióclases e olivinas.

Origem dos Minerais

Ígnea – quartzo, mica, silício e feldspato;
Origem biogénica – conchas calcárias e exosqueletos (pérola, ammolite);
Precipitação química numa solução sobressaturada;

Classificação dos minerais:

Elementos nativos: metais (ouro, prata e cobre), semimetais (antimônio, arsênio e bismuto) e não metais (enxofre, diamante e grafite);
Sulfuretos: calcopirite, pirite, bornite, calcocita;
Haletos: atacamite, carnallite, clorargirite, criolite, fluorite, halite, silvite;
Óxidos: tantalite, tapiolite, uraninite, zincita, anatásio, columbite, crisoberilo, cuprite; Hidróxidos: diásporo, gibsite, brucite, goethite, manganite;
Carbonatos: aragonite, azurite, calcite, magnesite, malaquite, rodocrosite, siderite;
Tungstatos: scheelite, volframite;
Molibdatos: wulfenite, powellite;
Fosfatos, arsenatos e vanadatos: apatite, mimetite, piromorfite, vanadinite, ambligonita, lazulite, monazite, turquesa, wavellite;
Sulfatos: barite, celestite, anglesite, anidrite, calcantite, gipsite;
Boratos: boracite, bórax, colemanite, kernite, priceíte, szaibelyíte, ulexite;
Silicatos: olivina, epídoto, turmalina, diópsido, muscovite, quartzo;

Shopping Cart
Scroll to Top
×